20 de fevereiro de 2021

A BRUXA DE ENDOR

 


A Bruxa de Endor foi uma mulher que, segundo a bíblia hebraica , foi consultada por Saul para convocar o espírito do profeta Samuel, a fim de receber conselhos contra os filisteus na batalha. Isso teria ocorrido após anteriores tentativas frustradas de consultar deus por meio de oráculos e profetas (Primeiro Livro de Samuel; 1 Samuel 28: 3-25 ).
A Bruxa de Endor foi retirada da versão oficial do livro deuterocanônico de Sirach (46: 19-20). A teologia cristã encontrou problemas com esta passagem, pois parecia implicar que a Bruxa havia convocado com sucesso o espírito de Samuel, portanto, dando crédito à ideia de que necromancia e magia eram possíveis.
Nesse episódio, a bruxa de Endor teria convocado o espírito de Samuel e aconselhado Saul.
No hebraico bíblico, a bruxa de Endorr é referida como " uma mulher, possuidora de um ' ōḇ em Endor". Não se sabe bem o que seja um ōḇ. Alguns acreditam que se refere a um poço, utilizado para convocar os mortos. Nós podemos encontrar esse tipo de poço em várias passagens mitológicas do Mediterrâneo (e não deixo de pensar nos cenotes maias). Outra sugestão para uma definição de ōḇ inclui um espírito familiar, um talismã, odre ou uma referência ao ventriloquismo.
Na septuaginta grega, ela é chamada de ἐγγαστρίμυθος ἐν Αενδωρ engastrímythos en Aendōr, enquanto a vulgata latina é pythonem em Aendor, ambos os termos fazendo referência a oráculos pagãos então contemporâneos.
Existem controvérsias da história... Conta-se que a voz do fantasma a princípio assustou a bruxa de Endor, que, depois de reclamar de ser perturbado, repreende Saul por desobedecer a Deus e prediz sua queda. O espírito reitera uma profecia de morte, acrescentando que Saul perecerá com todo o seu exército na batalha no dia seguinte. Saul fica apavorado (1 Samuel 28: 12-20 ). No dia seguinte, seu exército é derrotado conforme profetizado, Saul é mortalmente ferido pelos filisteus e, em duas narrativas diferentes do evento, comete suicídio usando sua própria espada ( 1 Samuel 31: 1-4 ) ou pergunta a um jovem amalequita para dar-lhe o golpe de misericórdia ( 2 Samuel 1: 6-10 ).
Curioso que, embora Saul seja descrito como um inimigo de bruxas e adivinhos, a bruxa de Endor conforta Saul ao ver sua aflição e insiste em alimentá-lo antes de ele partir ( 1 Samuel 28: 21-25 ). Visto que esta passagem afirma que a bruxa deu um grito alto de medo ao ver o espírito de Samuel, alguns intérpretes rejeitam a sugestão de que a bruxa foi responsável por convocar o espírito de Samuel; em vez disso, teria sido a obra de Deus. Joyce Baldwin escreve que "O Incidente não nos diz nada sobre a veracidade das alegações de consultar os mortos por parte dos médiuns, porque as indicações são de que este foi um acontecimento extraordinário para ela (a mulher), e assustador porque ela não estava no controle. "
Na língua alemã - tradução de Martinho Lutero ( Bíblia de Lutero ), que é baseada em textos hebraicos e gregos, uma interpretação diferente é dada. Está implícito que a mulher grita porque ela percebe que está falando com o rei que recentemente baniu todas as formas de magia, mas não porque ela se assustou com um espírito ("Als nun das Weib merkte, daß es um Samuel ging, schrie sie laut ... ", tradução:" Quando a mulher percebeu que era sobre Samuel, ela chorou em alta voz ... ").
As traduções comuns em espanhol também deixam bem claro que a feiticeira estava com medo de saber que o homem que tinha vindo para ela era Saul; na verdade, é Saul quem consola a mulher dizendo que nenhum mal vai acontecer a ela (por usar feitiçaria em seu nome), ao que a bruxa volta a acalmar o comportamento ("Mas você é Saul! Por que me enganou?" Nada a temer ", respondeu o rei ).

ADAPTAÇÃO DE UM TEXTO ANTIGO QUE SALVEI E NÃO ME LEMBRO DE ONDE, MAS DA INTERNET.

 
IMAGEM: Bruxa de Endor, por Nikiforovich Dmitry Martynov


Nenhum comentário: