A Bruxa de Endor foi uma mulher que, segundo a bíblia hebraica
, foi consultada por Saul para convocar o espírito do profeta Samuel, a fim de
receber conselhos contra os filisteus na batalha. Isso teria ocorrido após anteriores
tentativas frustradas de consultar deus por meio de oráculos e profetas (Primeiro
Livro de Samuel; 1 Samuel 28: 3-25 ).
A Bruxa de Endor foi retirada da versão oficial do livro deuterocanônico de
Sirach (46: 19-20). A teologia cristã encontrou problemas com esta passagem,
pois parecia implicar que a Bruxa havia convocado com sucesso o espírito de
Samuel, portanto, dando crédito à ideia de que necromancia e magia eram
possíveis.
Nesse episódio, a bruxa de Endor teria convocado o espírito de Samuel e
aconselhado Saul.
No hebraico bíblico, a bruxa de Endorr é referida como " uma mulher,
possuidora de um ' ōḇ em Endor". Não se sabe bem o que seja um ōḇ. Alguns
acreditam que se refere a um poço, utilizado para convocar os mortos. Nós
podemos encontrar esse tipo de poço em várias passagens mitológicas do Mediterrâneo
(e não deixo de pensar nos cenotes maias). Outra sugestão para uma definição de
ōḇ inclui um espírito familiar, um talismã, odre ou uma referência ao
ventriloquismo.
Na septuaginta grega, ela é chamada de ἐγγαστρίμυθος ἐν Αενδωρ engastrímythos
en Aendōr, enquanto a vulgata latina é pythonem em Aendor, ambos os termos
fazendo referência a oráculos pagãos então contemporâneos.
Existem controvérsias da história... Conta-se que a voz do fantasma a princípio
assustou a bruxa de Endor, que, depois de reclamar de ser perturbado, repreende
Saul por desobedecer a Deus e prediz sua queda. O espírito reitera uma profecia
de morte, acrescentando que Saul perecerá com todo o seu exército na batalha no
dia seguinte. Saul fica apavorado (1 Samuel 28: 12-20 ). No dia seguinte, seu
exército é derrotado conforme profetizado, Saul é mortalmente ferido pelos
filisteus e, em duas narrativas diferentes do evento, comete suicídio usando
sua própria espada ( 1 Samuel 31: 1-4 ) ou pergunta a um jovem amalequita para
dar-lhe o golpe de misericórdia ( 2 Samuel 1: 6-10 ).
Curioso que, embora Saul seja descrito como um inimigo de bruxas e adivinhos, a
bruxa de Endor conforta Saul ao ver sua aflição e insiste em alimentá-lo antes
de ele partir ( 1 Samuel 28: 21-25 ). Visto que esta passagem afirma que a
bruxa deu um grito alto de medo ao ver o espírito de Samuel, alguns intérpretes
rejeitam a sugestão de que a bruxa foi responsável por convocar o espírito de
Samuel; em vez disso, teria sido a obra de Deus. Joyce Baldwin escreve que
"O Incidente não nos diz nada sobre a veracidade das alegações de
consultar os mortos por parte dos médiuns, porque as indicações são de que este
foi um acontecimento extraordinário para ela (a mulher), e assustador porque
ela não estava no controle. "
Na língua alemã - tradução de Martinho Lutero ( Bíblia de Lutero ), que é
baseada em textos hebraicos e gregos, uma interpretação diferente é dada. Está
implícito que a mulher grita porque ela percebe que está falando com o rei que
recentemente baniu todas as formas de magia, mas não porque ela se assustou com
um espírito ("Als nun das Weib merkte, daß es um Samuel ging, schrie sie
laut ... ", tradução:" Quando a mulher percebeu que era sobre Samuel,
ela chorou em alta voz ... ").
As traduções comuns em espanhol também deixam bem claro que a feiticeira estava
com medo de saber que o homem que tinha vindo para ela era Saul; na verdade, é
Saul quem consola a mulher dizendo que nenhum mal vai acontecer a ela (por usar
feitiçaria em seu nome), ao que a bruxa volta a acalmar o comportamento ("Mas
você é Saul! Por que me enganou?" Nada a temer ", respondeu o rei ).
ADAPTAÇÃO DE UM TEXTO ANTIGO QUE SALVEI E NÃO ME LEMBRO DE ONDE, MAS DA INTERNET.
IMAGEM: Bruxa de Endor, por Nikiforovich Dmitry Martynov
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