17 de fevereiro de 2021

INICIAÇÃO FORMAL E INICIAÇÃO SUBSTANCIAL


Essa semana fiz uma live no meu instagram (@luaserena77) sobre como se desenvolver no caminho solitário. Fiquei pensando e notei que ficou de forma um assunto que acho muito importante para todo mundo que busca se desenvolver na Arte. 

Decidi, então, trazer um breve texto sobre o assunto. 

Existe um PASSO ZERO para toda pessoa que decide estudar e praticar Bruxaria e esse passo passa por uma questão muito importante que devemos nos fazer. 

A primeira coisa é se perguntar se você realmente precisa se iniciar. O que é ser um iniciado? E por que você deseja ser iniciado? 

Bem, na minha percepção, a iniciação pode ser compreendida por duas perspectivas diferentes: um processo formal, que na Bruxaria Moderna ocorre como um treinamento formal que contém práticas e estudos gerais (para solitários) e gerais e específicos para aqueles que estão dentro de um grupo. E um processo substancial, que para mim é a realmente a iniciação, posto que se trata de um processo de transformação substancial, no qual e por meio do qual abrimos certas portas de mistérios. Mistérios esses que classifico como da vida, gerais. E outros que são próprios de cada caminho espiritual iniciático. Essa iniciação substancial não precisa necessariamente da formal para acontecer. Já a formal, sem a substancial, é vazia, meramente procedimental e de cunho intelectual. É como um conhecimento que se adquire em um curso. 


A iniciação substancial traz para todo aquele que passa por ela uma carga de responsabilidade imensa, já que ela significa despertar, abrir os olhos (de todos os corpos) para os mistérios. E nem todo mistério é lindo e cheio de glamour, nem os internos e nem os externos. Ser um iniciado é ser um desperto e não ter como varrer a sujeira para baixo do tapete (embora a gente tente vez por outra). Mas é como morar sozinho. A sujeira vai ficar lá até você limpar e quanto mais demorar, mais difícil de limpar será. E o incômodo do acúmulo debaixo do tapete vai ser cada vez maior, cada vez que seus pés caminharem por aquela parte do tapete. 

E, ao contrário de que possam pensar alguns, o processo iniciático substancial é um processo que não tem fim. E é um processo dentro do processo se manter desperto. Por isso alguns caminhos têm a renovação dos votos iniciáticos a cada determinado período. Para que nos lembremos de todos os juramentos explícitos e implícitos que uma iniciação possui. 


Então, você gostaria de conhecer os mistérios da Arte, passando por um processo iniciático? 

Pois saiba que isso significa mergulhar em seus próprios mistérios. Por isso, você vai ouvir que o período de dedicação é o período de trevas, de transformações, da noite negra da alma. Os deuses sacudirão a sua vida nesse período. Mas, lembre-se: a dedicação faz parte do processo de iniciação e se o processo dura a vida toda, então, a dedicação também. Então, você virá inúmeros momentos de profunda escuridão, em que não conseguirá escutar a voz dos deuses. Mas tudo isso é para que você consiga ouvir a sua própria voz. Os deuses jamais fazem qualquer coisa para, por capricho, nos ver no chão. Isso também é uma das mentiras que contaram e continuam contando sobre os nossos deuses. 


Então, parece um processo muito ruim e cheio de dor... Por que passar por ele?


Claro que esse processo não é somente sobre dor e crise. É sobre despertar, é sobre dançar, é sobre um sentir-se profundamente conectado e parte de um imenso todo, de uma intensa força. É sobre sentir uma gratidão indescritível inclusive pelas crises e dores. É como despertar de fato para você é, mas sem que poder explicar detalhes por meio de processos de linguagem, ou pela razão. Por que, embora envolva a razão também, esse processo não é cognoscível pela razão. Ou melhor, até é, mas não é possível transmitir exatamente o que é por meio de palavras. Mas eu tenho certeza de que você que despertou, ao ler o que acabei de escrever, sabe exatamente do que estou falando.

Então, se iniciar, na perspectiva substancial, é algo maravilhoso e o sentimento que tenho, mais próximo, para que você entenda, é falar de uma gratidão profunda, junto a um sentido global, total de pertencimento, comunhão, unidade. É bom pra cacete!

Mas requer cuidado, requer cuidar. 

A Naelyan da TCS tem um texto bem legal que fala sobre a iniciação e a perda da iniciação. Sugiro que vocês leiam lá no site da TCS, por que é bem real. 

Bem, é isso... Você quer passar pelo processo iniciático substancial no caminho da Arte? Seja bem-vindo, mas não posso te dizer que fique à vontade. Só posso dizer: caminhe. 


Espero ter ajudado um tiquinho. 


Mas recomendo que você veja a live (está no meu IGTV). Nela, eu procurei abordar um ROTEIRO PARA SE DESENVOLVER SOLITARIAMENTE. Acho que vai ajudar. 


Ah, e se puder, veja também uma série de 8 vídeos que fiz um tempos atrás (tbm está no IGTV). Nessa série, conversei um pouquinho sobre 8 lições que julgo importantes para praticantes de Bruxaria de forma solitária. 


Os temas foram: 


1. A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM OUTROS BRUXOS;

2. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA;

3. APROFUNDAR PARA ALÉM DOS LIVROS;

4. ROTINA DIÁRIA, SEMANAL E MENSAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS;

5. SUGESTÃO DE TEMAS FUNDAMENTAIS E ALGUNS EXERCÍCIOS: 

6. PARÂMETROS, ORÁCULOS, CONTATOS E REGISTROS DOS ESTUDOS E PRÁTICAS;

7. O QUE FAZER COM ESSA TAL LIBERDADE DE BRUXA SOLITÁRIA;

8.  O QUE OCORRE DEPOIS DA AUTOINICIAÇÃO?


Boas descobertas!

A imagem linda que você está vendo é de Jonathon Earl Bowser.

Bjs, 
Lua Serena


Nenhum comentário: