14 de julho de 2010

ARCANO IV - O IMPERADOR


Este arcano nos fala da estabilidade, das ordens, do poder material, do comando. Todas essas características pode nos levar a interpretar O Imperador como um arcano de frieza, ditatorial, o mandante destemido e seguro que passa por cima daquilo que para ele é pequeno em prol do bem maior: a ordem de seu reino.

É possível que essa visão se deva ao nosso conceito de império, de governo, de mandante, daqueles que conduzem, daqueles que governam. A história dos seres humanos nos mostra muito mais reis tiranos e implacáveis, que reis amorosos e sensíveis. É como se o ato de governar tivesse de vir acompanhado necessariamente da frieza.

Bem, proponho enxergar esse poderoso comandante com outros olhos a partir destas linhas.
O Imperador, sem dúvida alguma, nos remete à idéia de poder/comando/estabilidade, muitas vezes representa a derrocada material a que tanto almejamos na vida. É o arcano das ações manifestadas, da concretização material das idéias, ou da energia para concretizar nossos planos. Tem muito da motivação ariana, a liderança, a atitude.

Numa jogada, esse arcano forte pode sinalizar a voz de comando – nossa ou de quem nos favorecerá ou nos atrapalhará – em alguma empreitada.

É a firmeza, o controle a propriedade na tomada de decisões. Representa as possibilidades que favorecem a realização de nossos projetos, são os protetores influentes ou os inimigos influentes.
Sólido, pode nos indicar uma boa relação, uma relação estável e forte, seja em que âmbito for.
Quando negativo, nos alerta sobre possíveis rivais, tirania, autoritarismo e a não concretização de nossos projetos. Da mesma forma que positivamente ele nos mostra possibilidades materiais de realização, no negativo, inversamente, nos alerta para projetos que iniciamos e que não concluímos, seja por nossa vontade, seja por questões externas.

É o arcano que simboliza o pai ou uma autoridade masculina influente, ou ainda, todo aquele que protege os que ama, sendo certo que, no negativo, pode significar problemas/confrontos com tal figura.

Seja como for, quando O Imperador surge numa jogada, somos desafiados a concretizar uma idéia, trazer algo do mundo das idéias para o mundo físico, executar os planos que desenvolvemos mentalmente. Se assim agirmos, a autonomia virá e com ela a prosperidade. A regra é: faça, realize, concretize. A conseqüência é: responsabilidade por suas tarefas e muita prosperidade.

PALAVRAS-CHAVE: matéria, ordem, concretização, influência, poder, autoridade, autonomia.

ASPECTOS POSITIVOS: realização, sucesso, prosperidade, liderança, proteção, decisões acertadas.

ASPECTOS-NEGATIVOS: tirania, usurpação, guerra, intimidação, arbitrariedade, despotismo, descontrole, autoritarismo, rivalidade, frieza, empreendimentos adiados, inacabados ou fracassados, injustiça, arrogância, inflexibilidade, pessoa que não gosta de se contrariada e que por isso acaba se tornando vingativa.

PERSONALIDADE: pessoa influente, do sexo masculino ou com as características desse arcano exaltadas, tanto negativas, como positivas.




Postar um comentário