26 de outubro de 2008

Como cuidar do seu cristal

Os cristais, pedras preciosas ou semipreciosas são itens muito utilizados em práticas mágicas, decoração de altares e casas, como amuleto, talismã, acessório, etc.
Item que atrai fãs, especialmente entre o público feminino, os cristais e pedras são mercadorias que vendem muito em qualquer loja de produtos mágicos, decoração ou joalheria. Conhecemos, em especial em grandes centros, lojas especializadas somente em cristais e pedras.
No entanto, devemos ter consciência ao adquirir tais itens, observando que o reino mineral não é uma fonte inesgotável e, mais cedo do que tarde, acabará.
Utilizemos e compremos com responsabilidade, pois praticar magia, celebrar os Antigos, a vida e a Terra, pressupõe a utilização de determinados instrumentos, dentre eles pedras e cristais. E praticar magia, comungar com a vida, com a natureza e com os Deuses é reafirmar nossa condição de UM com o todo, razão pela qual se faz necessário o uso ponderado e equilibrado de tudo que tem sua fonte na Terra, nossa casa, parte nossa.


COMO ESCOLHER UM CRISTAL

Escolhemos uma pedra ou cristal como quem escolhe um amigo. Muitas vezes basta ouvir o nome de determinado mineral e já ocorre uma simpatia natural. Em outros casos, demora um tempo até que sejamos atraídos, demora um certo tempo para apreciar e admirar, até mesmo utilizar.
Em determinados momentos de nossas vidas, um mineral nos chega exatamente porque assim tinha de ser. O mineral nos chega porque a vida assim impõe. Necessitamos de energia, renovação, cura, ou seja, o mineral nos auxiliará em determinada área de nossa vida. É o que chamamos de sincronicidade.
Assim, o mineral pode nos chegar como um presente de um amigo, um achado, um súbito interesse ao nos depararmos com ele numa loja, sem nem ao menos saber que pedra ou cristal é aquele.
Também acontece de nos ligarmos a um determinado mineral, mas não o encontrarmos de modo algum. Segundo algumas teorias isso pode ocorrer porque ainda não estamos preparados para a aquisição e uso daquele determinado cristal.
Portanto, sempre que for escolher um cristal, deixe que seu interior fale por você. Segure-o em suas mãos, sinta a energia que vem desse maravilhoso presente da Terra.
Se estiver comprando um cristal de presente a um amigo, mentalize seu amigo no momento em que estiver segurando o cristal. Tente sentir qual melhor se adequará à necessidade dele.


A LIMPEZA DE SEUS CRISTAIS

Os cristais absorvem as energias das pessoas e ambientes. Vejamos como isso funciona.
No campo molecular, inúmeras formas de energia negativa se acumulam nos cristais por sua sensibilidade às influências negativas como maus pensamentos, por exemplo.
Essas energias não atingem o núcleo do cristal, que se mantém intacto diante de tais influências. No entanto, podem bloquear a emissão energética do cristal, razão pela qual se faz necessária a limpeza.
A limpeza deve ser feita em média a cada duas semanas para cristais que não são utilizados diretamente como instrumentos mágicos, esses últimos devem ser limpos logo após a utilização mágica.
Obviamente, a limpeza deve ser feita também quando adquirimos o cristal.


MÉTODOS DE LIMPEZA

Para limpar os cristais, de um modo geral e simples, utilizo duas técnicas. Escolha a que melhor lhe aprouver.
A primeira consiste em enterrar o cristal em sal marinho ou sal grosso por 24 horas e em seguida, lavar com muita água fresca. Se puder lavá-los em um riacho, melhor. Na impossibilidade, use água da torneira mesmo.
No segundo modo de limpeza, mergulhe os cristais num recipiente com um bom punhado de sal marinho ou sal grosso e água. Deixe-os por 24 horas.
O sal é um purificador muito conhecido em práticas mágicas. Desde as mais superficiais, até as mais profundas. Ele neutraliza as vibrações energéticas negativas.
Existem outros métodos de limpeza, como a defumação com incenso de sálvia, artemísia, entre outros.
Alguns cristais não devem ser limpos com sal, a exemplo da Malaquita, portanto, pesquise sobre seu cristal antes de adquiri-lo.


ENERGIZAÇÃO DO CRISTAL

Após a limpeza, os cristais devem ser ativados ou energizados.
Utilize as forças da natureza para ativar seus cristais, como tempestades, ventos fortes, sol forte, raios lunares e a própria terra. Enterre seus cristais na terra e os deixe por 24 horas.
De modo geral, tudo aquilo que energiza o ser humano também energiza o mineral.
Cuide bem desses grandes amigos, pois são ferramentas muito úteis no dia-a-dia mágico.
Abaixo deixo com vocês um breve guia para a utilização de alguns cristais. Lembrando que muitos tem outras indicações, além das elencadas abaixo.
Espero que seja útil a vocês.


ALGUNS CRISTAIS E INDICAÇÕES

Ágata: É uma espécie de “coringa”. Favorece as finanças, o amor, longevidade, confiança, proteção. Expressa a abundância da Grande Mãe, por isso também é excelente para fecundidade.

Água Marinha: Traz paz, harmonia. Elimina medos e ansiedades.
Alexandrita: Excelente para evitar energias psíquicas exteriores que venham a exercer influência sobre nós.


Ametista: Favorece práticas mágicas. É um cristal potencializador e uma das mais importantes pedras para questões espirituais.

Azeviche: Favorece a clarividência.

Azurita: Excelente para promover sonhos psíquicos.

Calcita: Dependendo da cor tem sua aplicabilidade específica. A branca favorece questões espirituais. A cinza traz paz. A amarela beneficia questões intelectuais.

Citrino: Pedra equilibradora, utilizada para repor equilíbrio mental, físico e espiritual. Dissolve emoções negativas. É muito relacionada a forças solares.

Diamante: Independente de se considerar seu valor material, o diamante favorece relações duradouras. Não é por outra razão a tradição de se dar um diamante a alguém especial.
Infelizmente essa tradição transformou-se em “dar a alguém para impressionar pelo valor monetário”.

Esmeralda: Além de suas propriedades harmoniosas, favorece a capacidade de amar.
Granada: Ativa o apetite sexual, pois atua na imaginação, criatividade e disposição.


Heliodoro: Favorece o altruísmo, dons de cura e conexão com os Deuses.

Hematita: Melhora a auto-estima, deve ser utilizada por pessoas que lidam com o público, pois combate energias nefastas vindas de outras pessoas em nossa direção.

Jaspe: Trabalha lentamente, favorecendo áreas diversas de acordo com sua cor. Jaspe Marron favorece questões ligadas à terra, questões de fecundidade, germinação. Jaspe Amarelo melhora a disposição física e espiritual. A de cor verde nos liberta de aspetos passados que não conseguimos nos desvencilhar.
O vermelho pode trazer problemas mau resolvidos à tona para sua eliminação definitiva.

Obsidiana: Extremamente usada em ritos de vida-morte-vida.

Olho-de-tigre: Afasta inveja e faz perceber nossas próprias falhas.

Ônix: Traz força e energia para momentos difíceis e confusos da vida.

Pedra-da-lua: Como o próprio nome sugere, é ligada à força lunar, equilibrando emoções e agindo também no incosciente.

Quartzo fumê: Neutraliza influências negativas.

Safira: Alinha o mental, o físico e o emocional. Além de favorecer a intuição.

Turmalina negra: Usada para assentar as forças espirituais no corpo físico.

Turqueza: Ideal para presentear amigos que trabalham com baixa magia

Um comentário:

Suspiria disse...

Cuidado ao usar o sol forte para energizar seus cristais - alguns, como a Ametista, podem perder a coloração. E se tiver folha seca ou papel por perto, corre-se o risco de pegar fogo..

Muito legal o blog, parabéns! :)