3 de março de 2019

Baba Marta






Dia da Vovó Marta (ou simplesmente Baba Marta, em búlgaro : Баба Марта) é um feriado celebrado na Bulgária , no dia 1º de março. 
Nesse dia, são feitas as Martenitsas, geralmente na forma de uma pulseira, que consistem em pequenos bonecos de fios combinados na cor vermelha e branca. As martenitsas são usadas naquele dia e durante todo o mês de março, que lá marca a chegada da primavera. Aaté que uma cegonha ou uma árvore em flor seja vista, simbolizando a chegada da primavera, ninguém tira a Martenitsa.
Uma vez que a cegonha ou árvore em flor aparece, a Martenitsa é retirada e pendurada em uma árvore. É comum na primavera ver árvores enfeitadas em Martenitsas.

Os búlgaros mais velhos o chamam de Birch Month (Mês da Bétula), pois é na época em que as bétulas começam a dar seiva. Há uma grande quantidade de folclore sobre o dia da vovó Marta e o caráter da própria Baba Marta.

Existem várias teorias, sugestões e até mesmo várias lendas envolvendo baba Marta e sobre o simbolismo das cores vermelhas e brancas de que são feitas as Martenitsa . Uma explicação óbvia, e talvez uma crença comum que as pessoas compartilham, é que "vermelho" significa "vida/nascimento" e "branco" significa "novo/ luz". Combinados juntos, eles significam "recém-nascido", "renascimento" e "um novo começo"; uma celebração da vida e da sobrevivência.

Outra explicação popular é que o branco significa sabedoria e o vermelho para uma boa saúde, o que significa que qualquer um que lhe dê uma Martenitsa está desejando a você sabedoria e saúde durante o ano novo.

Em março, esses amuletos, usados ao redor dos pulsos e em seus trajes, podem ser vistos em quase toda parte na Bulgária e nas regiões vizinhas. Sendo um ritual puramente pagão por origem, o Baba Marta Day é uma das tradições mais antigas da Europa.

Nenhum comentário: