1 de julho de 2009

ARCANO XIX - O SOL


O Sol é sinônimo de vida, de alegria, de fazer acontecer os nossos sonhos de alegria e prazer. É o despertar de nossa criança interior que nos leva a uma nova perspectiva de vida, com a liberdade de sermos quem somos.


Depois da Lua, a escuridão de nosso inconsciente, trilhamos o caminho da luz da consciência, conectados com o que somos, cientes de que somos trevas e de que somos luz. Aprendemos que não podemos ficar apenas na escuridão introspectiva, pois somos a luz, o movimento e a vida.


O Sol fertiliza a terra e é por isso que simboliza a vida. Mas, notem que esse arcano vem depois da Lua... por que para compreendermos sua luz e para sermos parte dessa luz, precisamos antes adentrar as nossas mais escuras profundezas. Somente damos valor e compreendemos a importância da luz quando nas trevas. De igual forma, a compreensão da importância da escuridão só pode ser plenamente compreendida quando encontramos com a luz.


Essa carta representa todos os caminhos abertos pela luz, seja pelos nossos próprios atos transparentes, seja pelo brilho dos Deuses. É uma carta de bênçãos plenas e brilhantes, do otimismo, da confiança em si e na vida, clareza nos caminhos.


É a carta da cooperação, da união que faz a força, da colaboração.Sentimo-nos entusiasmados com algum projeto, algum momento da vida. Simboliza também um início de um novo ciclo feliz que nos impulsiona ao FAZER, ao colocar em prática tudo aquilo que aprendemos até o momento. Aqui já trilhamos momentos difíceis, trevas e pedras, desmoronamentos, mortes... agora renasceremos livres de amarras e podemos agir sendo quem somos de verdade.
Em muitos tarôs a carta nos mostra duas crianças com aspectos felizes e símbolos dos signos do zodíaco. Significa dizer que é a carta da harmonia entre todos e a percepção consciente de que, de fato, “o sol nasce para todos”.


Pode significar também uma união, um casamento ou uma profunda amizade. Ao mesmo tempo tem-se a consciência da individuação, da unidade paradoxal de ser UM com o todo. Através da luz do Sol enxergamos a vida de uma forma nova, feliz e ativa.
No tarô egípcio esse arcano é denominado “A Inspiração”, que é obtida através do acesso à luz interior de cada um de nós.


Simboliza também a revelação de segredos, o enxergar sem ilusões.


Por simbolizar a consciência e a mente, esse arcano é símbolo da cabeça e cérebro, do que se infere que problemas nessa parte do corpo podem ser percebidos quando essa carta sai em uma jogada. Mas não podemos esquecer que é também o símbolo do coração, razão pela qual problemas no chacra do coração ou mesmo no órgão podem ser percebidos quando temos o aparecimento desse arcano numa jogada.


É o arcano da razão aliada à espiritualidade em seu aspecto mais benéfico.


No entanto, como já notamos, é também uma carta ambígua, pois o Sol que fertiliza a terra, também é responsável pela morte. O Sol, o fogo que aquece também destrói se não manipulado com equilíbrio. E é por isso que em seu aspecto benéfico trata da razão com espiritualidade ou sentimento. Razão e somente razão nos leva a extremos. Razão sem emoção ou sem espiritualidade pode nos levar aos caminhos da arrogância do tudo saber e com o ceticismo que cega. O Sol ilumina nossos caminhos, mas pode também nos cegar.


É preciso equilíbrio e sabedoria para vivenciar todo o brilho trazido pelo Sol, a fama, o sucesso, a grandiosidade são domínios do Sol.


Vivenciar o Sol plenamente é equilibrar razão e emoção, mente e espírito, uniões que se revertem em compaixão e ação.


PALAVRAS-CHAVE: Realização, ação, alegria, individuação.PERSONALIDADE: Pessoa alegre, com sorte, feliz e radiante. Em seu aspecto negativo, pessoa arrogante, cega pela vaidade.
ASPECTOS POSITIVOS: Felicidade, satisfação, entusiasmo, clareza, caminhos abertos, união feliz, amizade, colaboração, magnetismo, cumplicidade, mente e espíritos iluminados, sabedoria, consciência plena, grandeza, sucesso, fama, proteção.
ASPECTOS NEGATIVOS: arrogância intelectual, julgar-se melhor e diminuir os demais, claridade que ofusca a visão, vaidade tola, atitudes superficiais, falsas alegrias.




Imagens: Gaian Tarot e Pomegranate Tarot
Postar um comentário